3D rastreável® Digitalização a laser
baseada em alvos
Nas últimas décadas, a captura da realidade em 3D se tornou o método preferido para capturar a condição conforme criada de qualquer objeto físico. Milhões de bits de dados são convertidos em nuvens de pontos de 3D, criando uma representação virtual precisa do que foi digitalizado.
Mas mesmo um projeto modesto pode gerar centenas, talvez milhares, de digitalizações, e cada uma exige o registro de nuvens de pontos. Não apenas as digitalizações devem ser realizadas, registradas e alinhadas na primeira vez, mas ao longo do ciclo de vida de um ativo. É exatamente nessas situações, ou seja, na repetição das digitalizações e do alinhamento, que o registro sem alvo ou de nuvem a nuvem pode encontrar desafios.
Os dados da eliminação de silos de 3D rastreável levam a um único sistema de coordenadas compatível através da digitalização baseada em alvos com alvos especializados instalados. Isso proporciona um ponto de ancoragem fixo mas realocável, permitindo um alinhamento de digitalização repetível e assegurando que mesmo as mudanças mais ínfimas em um ativo físico sejam capturadas.
-
Valor
-
Desempenho
-
Recursos
-
Aplicações
Valor comercial
Digitalização direcionada com alto detalhamento quando nuvem a nuvem não é suficiente
A digitalização baseada em alvos leva a digitalização sem alvo ao próximo patamar de precisão e exatidão. Isso porque, mesmo com posições de digitalização extremamente próximas e divisão de digitalizações em muitos aglomerados, o registro de nuvem a nuvem apresenta problemas com a referência geográfica e com projetos muito grandes. O 3D rastreável vai ainda mais longe e permite que os operadores coloquem alvos e façam múltiplas digitalizações de determinado local e as utilizem para registrar as nuvens de pontos com precisão, além da capacidade de atualizar repetidamente os dados.
Isso vale especialmente quando se trabalha com controle de levantamento e alinhamento de digitalizações a um sistema de coordenadas conhecido, como construções de túneis ou em plantas industriais, como a automotiva e fabricação, onde é difícil sobrepor as digitalizações perfeitamente e pequenas lacunas nos dados tornam o processo de modelagem mais complexo. Da mesma forma, esses desafios surgem ao digitalizar ativos físicos com características repetitivas, como longos corredores, escadas, garagens de estacionamento e tubulações de concreto, bem como salas de caldeiras ou salas de água e esgoto onde os dutos e outros elementos afetam o espaço.
Ao utilizar o levantamento ou a digitalização direcionada e não a digitalização sem alvo, os profissionais responsáveis pela supervisão de projetos e manutenção de equipamentos terão maior confiança na precisão de suas construções. Isso é ideal para documentar como os ativos físicos evoluem e mudam ao longo do tempo e para a referência geográfica desses dados em um sistema de coordenadas universal que é compartilhável com diversas ferramentas de medição de precisão. O 3D rastreável e seu conjunto de acessórios e ferramentas para alvos, inclusive o hardware e o software, garantem a fidelidade do projeto ao longo do tempo, estabelecendo benchmarks repetíveis que são compatíveis com captura e análise de dados em um processo rastreável e reutilizável.